Verificada pela Bureau Veritas Certification Brasil, empresa comprova seu cunho socioambiental

A Tanac publicou seu segundo relatório de Green e Social Bonds. Com isso, a empresa confirma a emissão de um CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) para colocação privada de R$ 195 milhões de reais, amparada por um parecer de pré-emissão e outro parecer de pós-emissão retroativo (denominado SPO).

Isso significa que a empresa comprova seu caráter socioambiental, por meio de verificação da Bureau Veritas Certification Brasil (“Bureau Veritas”), por sua atuação comprometida com a gestão sustentável de florestas, carbono negativo e desenvolvimento de comunidades. Tais iniciativas fazem parte da agenda ESG da companhia, https://www.tanac.com.br/tanac-divulga-agenda-esg/ com objetivos nas áreas de Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Responsabilidade de Gestão.

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio são títulos de renda fixa, criados com o objetivo de ser uma fonte de financiamento complementar ao agronegócio. Conhecidos como “green bolds”, são títulos de dívida destinados a projetos benéficos ao meio ambiente e que possibilitam aproximar os agropecuaristas da crescente demanda de investidores de impacto.

Nessas operações, o agropecuarista cede seus recebíveis do agronegócio para uma securitizadora, que emitirá os CRAs e os disponibilizará para negociação no mercado de capitais. Por sua vez, os recursos levantados pela securitizadora no mercado de capitais serão utilizados para pagar o agropecuarista pelos recebíveis cedidos. Ao fim do processo, por meio da emissão de CRA, o emissor do CRA consegue obter uma antecipação de seus recebíveis em troca de pagamento de uma taxa fixa aos investidores.

Esse tipo de operação pode ser utilizado para financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos, insumos agropecuários ou máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária, mediante comprovações socioambientais que atendem os requisitos desta modalidade de crédito.

Reconhecimento internacional

As iniciativas da Tanac relacionadas ao meio ambiente vêm sendo reconhecidas internacionalmente. Recentemente, a empresa foi apresentada na COP27 como uma das organizações do agronegócio brasileiro que mais contribui para a economia de baixo carbono. Por conta de seu Programa de Fomento Florestal e aumento do plantio de Acácia Negra no país, a empresa comprovou ser carbono negativo, ao retirar sete vezes mais CO2 da atmosfera do que emiteem toda a operação, sendo analisados os três escopos que envolvem a totalidade da cadeia produtiva.

A responsabilidade em conduzir as atividades de maneira responsável, minimizando os impactos ao meio ambiente e promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades pode ser atestada por meio de diversas certificações, que comprovam desde a operação até a origem dos insumos produzidos e o compromisso com a sustentabilidade.

Confira relatório aqui

Postado por ADM - Marketing