Negócios Florestais

Negócios Florestais

Manejo responsável, focado no bem do planeta.

A garantia de abastecimento das Unidades de Taninos e de Cavacos começa em nossa Unidade Florestal. Com um manejo florestal responsável, a TANAC possui aproximadamente 23 mil hectares de florestas próprias plantadas.

O uso de tecnologias avançadas na produção de mudas, pesquisas de melhoramento genético e convênios com universidade e entidades florestais permitem acompanhar a evolução do setor, gerando um significativo incremento de produtividade e qualidade nas florestas da TANAC.

Além de nossas florestas, a TANAC investe na ampliação da Acacicultura desenvolvendo programas de apoio técnico e arrendamento de terras junto a produtores de mudas e Acacicultores, com transferência de tecnologia para formação de florestas de qualidade, adotando um manejo ambientalmente adequado. A atividade de Acacicultura envolve cerca de 30 mil famílias no Rio Grande do Sul, que conta atualmente com 90 mil hectares de Florestas de Acácia, 

Em suas áreas de plantio, a Unidade Florestal desenvolve o consorciamento de Acácia-Negra com a pecuária, aproveitando a disponibilidade de áreas e pastos nativos. Cerca de 4.500 cabeças de gado convivem com as Florestas de Acácia.

É com esta consciência que a empresa, diariamente, constrói o futuro das gerações que virão.

Programa de Fomento Florestal

Promovemos o crescimento econômico e social das sociedades e a atividade da Acacicultura junto a produtores rurais.


Além do cultivo da Acácia Negra em nossas florestas próprias, a TANAC investe na ampliação da atividade da Acacicultura junto às sociedades em que está inserida, desenvolvendo o Programa de Fomento Florestal junto a produtores rurais. 

O programa oferece o apoio da equipe do setor de Negócios Florestais da TANAC em todas as etapas do ciclo de crescimento da Acácia Negra.

 Os participantes do programa recebem vários benefícios: 

  • A venda garantida da produção à Tanac da madeira e da casca da Acácia Negra;
  • O fornecimento de mudas, adubos, insumos, entre outros;
  • A Assistência técnica e tecnologia florestal de ponta.
  • Controle e monitoramento da fauna e flora do local.

Atualmente o programa envolve cerca de 30 mil famílias no Rio Grande do Sul, que conta atualmente com 90 mil hectares de florestas de Acácia.

Programa de Arrendamento Florestal


Promovemos o crescimento econômico e social das sociedades em que estamos inseridos promovendo a atividade da Acacicultura junto a produtores rurais através do arrendamento de terras. Além do cultivo da Acácia Negra em nossas florestas próprias, a Tanac investe na ampliação da atividade da Acacicultura junto às sociedades em que está inserida, desenvolvendo parcerias junto à produtores rurais através do arrendamento de terras para cultivo de novas florestas. Dentro deste formato a Tanac oferece os seguintes benefícios ao proprietário das terras:

  • Ganhos mensais;
  • Contratos a longo prazo;
  • Possibilidade de utilizar o desenvolvimento da pecuária simultaneamente;
  • Preparação do solo que torna-se mais conservado com o cultivo da Acácia Negra;
  • Mais sustentabilidade para toda a natureza ao redor da propriedade;
  • Controle e monitoramento da fauna e flora do local.

Programa de Consorciamento Florestal Com a Pecuária


Desenvolvimento do consorciamento da pecuária em nossas florestas contribuindo com o meio ambiente.

Em suas áreas de plantio, a Unidade Florestal desenvolve o consorciamento de Acácia Negra com a pecuária, aproveitando a disponibilidade de áreas e pastos nativos. Cerca de 4.500 cabeças de gado convivem com as florestas de Acácia.

É com esta consciência que a empresa, diariamente, constrói o futuro das gerações que virão.