Acácia Negra (Acacia decurrens) é uma árvore pertencente à família Fabaceae, cujo fruto em forma de vagem torcida possui sementes pretas. Desse modo ela pode crescer até seis metros e também possui quatro metros de diâmetro. Suas folhas são pequenas e lineares.

A Acácia Negra é uma árvore nativa da Austrália, de algumas partes do centro e do sul de Nova Gales do Sul. No Brasil ela é encontrada principalmente no Rio Grande do Sul.

São comuns em regiões climáticas áridas e semi-áridas. Ou seja, é comum em muitas regiões sub-úmidas. Entretanto, pouco frequente nas regiões úmidas e raro nas florestas tropicais e campos.

Da sua casca é extraído um extrato vegetal conhecido como tanino, muito utilizada pelos curtumes na industrialização do couro, mas também possui várias outros benefícios como a criação de produtos para tratamento de água, aditivos para ração animal, produção de celulose através e também a produção de energia de biomassa de. Cavacos e Pellets de sua madeira.

Uma das principais vantagens da espécie é a idade de corte no Brasil, que varia desde os 5 anos até 10 anos, enquanto na África do Sul ocorre normalmente aos 11 anos.

A TANAC é considerada a maior plantadora de Acácia Negra do mundo e possui aproximadamente 23 mil hectares de florestas próprias plantada e planta cerca de 2 mil árvores por hectares.

Postado por Admin TANAC